Foi lançada nesta quinta-feira, 7 de agosto, a identidade visual da Campanha da Fraternidade (CF) 2026. A iniciativa, realizada anualmente pela Igreja no Brasil durante o período da Quaresma, terá como tema “Fraternidade e Moradia” e o lema bíblico “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14).
De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Campanha da Fraternidade de 2026 visa despertar a consciência sobre o direito à moradia digna como expressão concreta da fé cristã. O assessor do Setor de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen, explica que o tema da CF foi um pedido da Pastoral da Moradia e Favela, acolhido pelo Conselho Episcopal Pastoral da CNBB (Consep). Já o lema é um convite a reflexão teológica, a partir do mistério da encarnação.
“Deus veio morar entre nós, e isso fundamenta a dimensão social da nossa fé. A Campanha da Fraternidade nos convida a construir aqui, entre nós, sinais do Reino de Deus, promovendo dignidade, especialmente nas realidades onde ela é negada”, sublinhou padre Jean Poul.
Cartaz da Campanha
A identidade visual da Campanha da Fraternidade traz imagem desenvolvida pela Assessoria de Comunicação da CNBB, com elementos simbólicos que convidam a reflexão. No centro do cartaz, por exemplo, está a representação da escultura “Cristo sem-teto”, criada por um artista católico canadense em 2012, Timothy Schmalz.
A Coleta Nacional da Solidariedade, acontecerá no dia 29 de março. Faça o download do cartaz da CF 2026: clique aqui!